sábado, 7 de março de 2009

Desvende o conhecimento por trás da Estação Ciência.

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=8734Imersão na Ciência
Desvende o conhecimento por trás da Estação Ciência, museu da USP dedicado ao estudo de questões do universo científico
Publicado em 23/01/2006 - 00:01
Por Lilian Burgardt
Se você sempre quis saber mais sobre o universo científico, esta pode ser a chance de desvendar curiosidades incríveis. O Universia preparou um passeio virtual pela Estação Ciência, museu administrado pela USP (Universidade de São Paulo), que possui em seu acervo inúmeras questões sobre o tema com a missão de difundir o conhecimento, ligar passado e futuro, educação e diversão.

Inaugurada em 1987, a Estação Ciência, além de trazer ao público inúmeras exposições nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática e Humanidades, mantém um acervo permanente que permite entender mais sobre fenômenos naturais e meteorológicos, as mais diversas fontes de energia, as diferentes espécies marinhas e répteis da fauna brasileira, informações sobre o corpo humano e a história da formação da Terra.
É possível, ainda, saber mais sobre o feudalismo e a era medieval, através da representação de cenas do cotidiano em maquetes que compõem o acervo de História da Estação. Curiosos sobre a vida embaixo d´água podem tocar estrelas-do-mar ou moluscos em um tanque que mantém vivas estas espécies. Répteis e anfíbios também podem ser vistos de perto na Parada Butantan do museu.
Entender a matemática é missão fácil no espaço reservado para jogos de estratégia e representações de teoremas. A física, é claro, tem espaço garantido. Por isso, quem gosta de brincar com eletricidade e ficar, literalmente, de cabelos em pé, pode se divertir no setor reservado às transformações de energia que mantém, entre vários aparelhos, equipamentos de eletrostática. Diversão e conhecimento que não acabam mais.
Quem está longe da capital paulista pode não ter a chance de experimentar todas estas oportunidades pessoalmente, mas pode ver algumas das atrações através deste passeio virtual. Algumas dicas imperdíveis para conferir nesta versão on-line são: o vídeo que simula a formação de um tsunami e o outro que promove uma viagem pelo universo do computador, como também, as cobras da Parada Butantan, uma delas clicada pelo fotógrafo do Universia após ter trocado de pele. Navegue agora e divirta-se!
Serviço
Estação Ciência
Endereço: rua Guaicurus, 1.394 - Lapa - São Paulo - SP - CEP: 05033-002
Telefone: (11) 3673-7022
Endereço eletrônico: http://www.eciencia.usp.br/
Horário de funcionamento:
* 3ª a 6ª feira, das 8h00 às 18h00* sábados, das 13h00 às 18h00* domingos e feriados, das 9h00 às 18h00
* Estacionamento conveniado Sigma Park (R. Guaicurus, 1.285, esquina R. Aurélia) - R$ 4,00 (4h00). Nos finais de semana e feriados, a Estação Ciência oferece estacionamento gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário