terça-feira, 24 de março de 2009

Visita à Estação Ciência


ESTAÇÃO CIÊNCIA
A Estação Ciência é um centro de ciências interativo da Universidade de São Paulo. Nele podemos mexer em diversos experimentos, participar de cursos e eventos, apreciar exposições, assistir a espetáculos e filmes, adquirir produtos educacionais e muito mais.
Inicialmente abrigava uma tecelagem. Hoje, o prédio esta totalmente adaptada à mobilidade de deficientes físicos e conta com infra-estruturas completa para o visitante e para eventos, incluindo salas multiuso e auditório com 190 lugares. Ela desenvolve vários projetos visando à difusão científica através de diferentes canais: Projeto Clicar, Núcleo de Artes Cênicas, ABC na Educação Científica-Mão na Massa, Experimentoteca, Exposições Itinerantes, Laboratórios Virtuais, e Publicações.
Perguntamos para uma monitor universitário do planetário, qual a atração de maior destaque?
Sua resposta foi o painel de transformações de energia, um dos maiores sucessos da Estação Ciência. Trata-se de um painel de com diversos aparelhos eletrônicos domésticos (rádio, televisão, lâmpada, incandescente e outros). A idéia é que o público descubra quais desses aparelhos emanam uma maior energia para funcionamento.
Como fazê-lo ligar?
É necessário girar uma manivela que transforma a energia mecânica em elétrica. Além desse conhecimento é também uma forma de alertar para o desperdício de energia, quando se abusa do uso destes eletrodomésticos.
Qual o objetivo do Museu que fica em um galpão?
É aproximar a ciência do dia-a-dia, tarefa que é perfeitamente cumprida em atrações com os esqueletos de dinossauros em tamanho real e o simulador de terremotos.
Qual a área mais interessante para a criançada?
A área matemática é uma das mais interessantes. Os monitore da USP, entende do assunto e faz os olhos das crianças brilharem com experimentos como o gerador de Vander Graaf, que acumula eletricidade estática e arrepia os cabelos de quem coloca as mãos em sua esfera. Parece mágica mais é só ciência.
Participaram da visita:
Ideilda
Fernanda
Ana Lucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário